EVEREST
A CONQUISTA DO TOPO DO MUNDO
abril de 2022
Ele chegou lá. Depois de 20 anos, desde que tomou a decisão de subir o Everest, Joel finalmente chegou ao topo da maior montanha do mundo às 3h45 do dia 17 de abril de 2022, exatamente às 19h do dia 16 de abril no fuso horário do Brasil. Esta foi a quarta tentativa deste homem obstinado em vencer desafios e atingir objetivos concretos.
O feito colocou Joel na história do montanhismo. Aos 68 anos, Joel se tornou o brasileiro mais velho a chegar até o topo do mundo – e o brasileiro mais velho a colecionar os sete cumes mais altos do planeta. Joel também foi o mais velho entre todos os que tentaram chegar até o topo do Everest na temporada de 2022.
A conquista repercutiu em todo o Brasil. Não era por menos. Depois de quatro tentativas, Joel esteve lá no ponto mais alto do mundo. Para ele, ter chegado até o cume do Everest, além da realização de um sonho, confirma que uma vida baseada em metas e propósitos firmes podem fazer qualquer pessoa chegar aonde se deseja. É preciso perseverança e muita dedicação. Como ele mesmo diz, tudo se baseia na seguinte proporção: 1% é inspiração e 99% suor.
Mas Joel não suou tanto na temporada de 2022. Quer dizer, suar ele suou, mas o clima estava agradável, o que ajudou bastante em todo o percurso do trekking até o Campo Base do Everest e em todas as aclimatações necessárias antes de chegar até o cume. O tempo bom também contribuiu para que toda a subida até o topo ocorresse sem intempéries.
No entanto, contratempos aconteceram. Queda em uma das escadas usadas para ultrapassar penhascos, nevasca no Campo Base e costelas quebradas na volta do topo são alguns exemplos. Sobre as costelas, Joel fraturou quatro delas. Ele se desconcentrou e pisou em falso na descida, caindo de costas sobre o cilindro de oxigênio. Mesmo assim, conseguia caminhar. Mas, para não correr mais riscos, preferiu ir direto do cume até o Campo 2, sem parar para dormir.
Foram 18 horas seguidas de caminhada até chegar ao Campo 2 para ser resgatado de helicóptero. De lá, foi direto a um hospital em Kathmandu. Foi no hotel da capital nepalesa que Joel concedeu as primeiras entrevistas sobre sua realização. A notícia voou longe e você pode conferir neste site a maioria das aparições de Joel na mídia, muitas delas descrevendo todos os detalhes que você também verifica nas fotos abaixo.
Todas as histórias de Joel também podem ser conferidas no livro “Suba, Nade, Corra, Pedale... e aproveite a paisagem”, lançado em 2021 e que chega a sua segunda edição no fim de 2023, com um novo capítulo sobre a conquista do Everest. Nele, o jornalista Herivelto Oliveira narra todas as aventuras de Joel até a chegada ao ponto mais alto do mundo.
Clique sobre as fotos para ampliar

Retrato de Joel pelo fotógrafo Gabriel Tarso, no Campo Base. Tarso integrou a expedição ao Everest em 2022, mas em outro grupo, que não o de Joel.

Outro registro de Joel feito pelo fotógrafo Gabriel Tarso.

Helicóptero que resgatou Joel no Campo 2, para o qual ele voltou direto depois do cume, uma caminhada de 18 horas com as costelas quebradas.

Retrato de Joel pelo fotógrafo Gabriel Tarso, no Campo Base. Tarso integrou a expedição ao Everest em 2022, mas em outro grupo, que não o de Joel.